segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bicos de Pena

A princípio eram utilizadas  na arte da caligrafia, mas com o tempo, os mangakas tiveram contato com este poderoso material e logo a pena se tornou uma das principais ferramentas usadas na finalização dos desenhos. O que mais agrada a nós artistas, é o fato de poder obter o efeito conhecido como fino-grosso, variação da espessura do traço conforme o aumento da pressão na pena.
As penas  mais conhecidas e usadas no âmbito do mangá são a G-pen,  Maru Pen e Kabura Pen.


A G-pen é bastante flexível, logo com ela podemos obter uma grande variação no traço, desde o fino até o muito grosso. A considero bastante versátil devido a esta capacidade. 
Ela  é usada  principalmente na finalização de personagens.
Possui este nome devido ao G gravado nela. Aqui no Brasil ela se chama G-41.
Lembre-se se não tiver um G não é G-Pen!

Com a Maru-pen podemos fazer traços bem finos, podemos também fazer traços grossos. Sua especialidade com certeza são os traços finos. 
Devido a isto, usamos em fundos e detalhes.
Possui este nome devido ao fato de que se você olhar fundo dela, verá uma forma circular, círculo em japonês é maru. Aqui no Brasil ela se chama Pena Mosquito ou Mosquitinho.

A Kabura-pen é menos flexível, por isso você não consegue brincar muito com as linhas, seu traço é bastante estável.
Creio que esta não existe no Brasil, mas eu tenho uma equivalente:  Pena Caligráfica Arte Final

Ouvimos bastante sobre estas ferramentas em Bakuman:


Um Anime/Mangá que fala  justamente sobre a vida de um mangaká. Ele é feito pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (os criadores de Death Note).

Agora minhas penas:
















  1. Pena Caligráfica Arte Final (Kabura-pen)
  2. Pena G-41 (G-pen)
  3. Pena General (muito boa para efeitos )
  4. Pena Mosquito (Maru-pen)
Vocês devem estar imaginando o porquê de eu ter enrolado fita adesiva nelas, por isso já digo que elas não estão quebradas! XD
Fiz isto primeiramente porque com o suporte a mão fica mais confortável e também porque se você usar sem algum suporte você terá calos no dedo médio. Muitos mangakas fazem isto principalmente com fita adesiva que é muito mais prática.

Uma dica para limpá-las e retirar toda a tinta encrustada é mergulhá-las em um pote com água e adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio.

Mais uma postagem completada! Agora vou dormir, pois estou morrendo de sono!
Até mais! Bai Bai!



10 comentários:

  1. Valeu muito informativo!

    ResponderExcluir
  2. Ah muito daora.

    Pena que algumas nao se encontra facilmente no Brasil e ai vc tem que comprar de fora e e mais caro.

    To lendo Bakuman, muito legal recomendo a todos que queiram ser mangakas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Não, aqui no Brasil vende também! ^^
      Se você quiser eu passo os links das lojas online que eu conheço.

      As penas são baratas e super resistentes.

      Excluir
    2. Se você puder passar! ^^
      E queria saber se a em São José do Rio Preto para poder comprar esses materiais : papel A3, lápis, borracha, régua, esquadro, pincel e pena.
      Agradeço desde já!
      Breno....

      Excluir
    3. E ai Breno! Tudo joia?
      Olhas eu sou de Goiás e não conheço São José do Rio Preto, por isso não sei te informar corretamente mas, tenho quase certeza que nas papelarias dai vendem todos os materiais que você mencionou só não sei se tem pena.

      Essas é a loja em que eu costumo comprar lá tem de tudo oque você precisa:

      https://www.artcamargo.com.br

      Qualquer coisa é só perguntar e não se esqueça de seguir o blog para ficar sempre ligado!

      Excluir
    4. Valeu ^^
      No ArtCamargo, eles fazem entrgas?
      se puder me responder ainda hj, agradecerei ^^
      Muito obrigado e até!

      Excluir
    5. Olá Breno! Que bom que você está seguindo o blog! ^^
      Eu estou meio parado com o blog porque meu pendrive sumiu e estou esperando eu receber pra comprar outro, estou com um monte de coisas para postar, dentre elas uma matéria sobre as canetas Magic Color.

      Fazem sim! Boas compras e aproveite bastante suas penas pois elas fazem mágica na arte-final!

      Excluir
    6. ^^
      Na verdade eu comprei pelo Planeta DeAgostine, ai to esperando chegar, mas ainda irá faltar muitos materiais...
      E queria saber também dos famosos lápis de desenho, HB ,H2, ETC
      A´te mais... Ah... e tem facebook, se tiver me passa pra eu te adicionar !

      Excluir
  3. Você pode encontrar as penas no site
    www.mangamono.com

    ResponderExcluir